Situações de Aprendizagem

Segundo a definição de  Guy Brousseau , Situação de Aprendizagem é aproximar o trabalho do aluno ao trabalho de um pesquisador, testando conjecturas, formulando hipóteses, provando, construindo modelos, conceitos, teorias e socializando os resultados, com o devido auxílio do professor, que deverá providenciar situações favoráveis para que o aluno aja sobre o saber, transformando-o em conhecimento para o mesmo.
Um conceito de extrema importância nesta teoria é o conceito de "milieu" que, em tradução literal do francês para o português, seria a palavra meio. O "milieu" é tudo que interage com o aluno de forma a desafiá-lo a encontrar respostas para as situações problemas.
Abaixo, serão publicadas as Situações de Aprendizagens criadas pelas autoras deste blog durante os encontros presenciais do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino. 



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO BEIJO



Professora: Marielli Franceschini Semeghini




· Objetivo: trabalhar a diversidade em sala de aula.



· Material necessário: texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e filme Meu primeiro amor.



· Organização da sala: alunos agrupados em duplas (seguindo seleção do professor – alunos com mais dificuldade sendo auxiliado por alunos com menos dificuldade).







Procedimentos de leitura







· Antes da leitura



Apresentar o suporte que se encontra esse texto (Livro: A balada do primeiro amor).



Disponibilizar uma cópia do texto para cada dupla.



Explorar o título: o que se espera de um texto chamado Meu Primeiro Beijo?



Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos.







· Durante a leitura



Fazer a leitura na íntegra.



Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: INÚTIL, PARACELSO, PERDIGOTO, etc.



Abrir plenária para comentários e expor as impressões.







· Após a leitura



Questionar: vocês já vivenciaram essa experiência? Para vocês, qual a importância do beijo? Quais são os outros tipos de beijo e o que eles demonstram?



Ouvir as hipóteses apresentadas.







Proposta de atividade



· Após a leitura do texto, responda:







01) O narrador do texto é feminino ou masculino? Justifique sua resposta com um trecho do texto.







02) Qual é o foco narrativo do texto?







03) Pelos nomes das disciplinas que aparecem no texto, qual é a idade aproximada do casal? Localizem, no texto, outras palavras que comprovam sua hipótese.







04) Por que o “Cultura Inútil” recebe esse apelido?







05) O que vocês acham que significa ser “virgem” em algum assunto?







06) Busque no dicionário o significado das palavras abaixo e registre-o na forma como você entendeu.



a) glicose



b) metabolismo



c) perdigoto



d) instinto







07) Agora, construa frases usando essas novas palavras.







08) Observe um trecho da letra da música Meu primeiro amor, regravado por Bruno e Marrone, e responda:











[...]



Você nem sequer se lembra

De ouvir a voz desse sofredor

Que implora por seus carinhos

Só um pouquinho do seu amor







Meu primeiro amor

Foi como uma flor

Que desabrochou e logo morreu

Nesta solidão, sem ter alegria



[...]













· Assinale a alternativa que retoma o mesmo tema apresentado no texto de Antônio Barreto.



a) “E também não sei por que: resolvi dar chance para ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar” e “Achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente”.



b) “Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante” e “Cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por várias semanas”.



c) “ o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos” e “Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso”.



d) “Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...” e “Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!”.







09) Retorne ao texto e observe o modo de falar de cada personagem e responda: elas são iguais ou apresentam diferença. Justifique.







10) Reconte, em forma de ilustração, a história do texto.



11) Seu professor irá passar cenas do filme Meu primeiro amor. Logo após, discuta com seus pares e registre suas observações a cerca do que vocês entenderam sobre o texto e o filme.







12) Construa um texto coletivo baseando-se nas observações feitas em duplas.


Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar



Professora: Maria Luiza de Freitas Miranda 

Antes da leitura:



- Trabalhar o autor do texto;- Conceito de crônica, apresentação de uma crônica mais simples;- Entrega de uma parte do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;- Os alunos terão que terminar a história, em duplas ou em grupos pequenos;- Socialização das produções;- O professor recolherá as produções, corrigirá e fará a devolutiva.

Durante a leitura:



- Apresentar o texto original;- Fazer a leitura compartilhada;- Questionar sobre as palavras desconhecidas;- Comentar sobre as variações linguísticas presentes.

Depois da leitura:



- Promover um debate questionando as impressões que o texto causou nos alunos, o que acharam sobre o final, e se preferem a versão original ou a criada por eles. Sugestão de filme: Sexy and the city.




Situação de aprendizagem

Professora: Maria Sandra Fernandes Arroyos

Texto: Meu primeiro beijo



Público alvo: 8º ano



Antes da leitura:



O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:

O que sugere o título do texto que vamos ler?

Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi?

Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo?



Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.





O beijo - Gustav Klimt





Beijo - Romero Britto





O beijo - Rodin





Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:



Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram?



Após essa etapa, o professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma oral.



Durante a leitura



Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.



Algumas questões propostas durante a leitura:



Quantos anos vocês acham que tem os personagens?

Onde eles estão no início do texto?

Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...)

Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos?



Depois da leitura:



O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:



1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.



2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?



3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?



4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?



5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?



6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?



Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:







Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!









Era o amor...



A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto;



Apenas sentir, quieto, sem pensar...







A sede começara, a garganta seca;



Na boca ardente, engulia-a lentamente...



Era morna, não tirava a sede



Que lhe tomava o corpo inteiro.







Sufocava, talvez minutos, apenas,



Sua sede era de anos...







O instinto animal, a curva...



Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos



E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício:



Jorrava...







Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,



A vida havia jorrado.



Olhou-a nua.



Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo...







A vida era outra, era nova,



O encheu de susto e também de orgulho;



Ele se tornara homem.











Faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.



Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.



Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.



Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”





Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.




Situação de Aprendizagem – Texto Pausa

Professora: Maria José Gois




Fazer uma leitura oral compartilhada, tendo como objetivo atingir os alunos com mais dificuldades de escrita e compreensão, fazendo inferências como:

· O que você acha que o título do texto quer dizer?

· Você sabe o significado do termo “Pausa”?

· O que esse termo significa no contexto desse texto lido?

· Qual é o tema central desse texto?

· Você acha que o casal em questão tem um bom relacionamento? Por quê?

· Em sua opinião, por que o personagem saía de casa todos os domingos pela manhã e voltava só à noite?

· Por que, ao chegar ao hotel que costumava frequentar ele dava um outro nome?

· Descreva o ambiente do hotel.

· Fazer a descrição psicológica do personagem, observando a influência do meio em que vive;

· Tipos de discurso presentes no texto;

· Biografia do autor;

· Intertextualidade: Ler o texto “Pausa”, de Mário Quintana e fazer uma comparação entre os dois, desde o título até as informações presentes nos mesmos;

· Vocabulário;

· Figuras de linguagem presentes no texto;

· Produção de texto: Em que situação de seu cotidiano você acha importante fazer uma pausa? Fale sobre isso. ( Alunos com maiores dificuldades poderão fazer a recontagem da texto em forma de quadrinhos)



· Curtir as músicas: Mas que preguiça boa (Chorão) e Vida boa (Vitor e Leo)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas,
    Adorei o blog de vocês. Achei muito interessante e criativo.
    Parabéns!
    Rosinez

    ResponderExcluir